430 shares

Pilares de um bom sistema imunológico

Queremos lhe apresentar hábitos que podem lhe ajudar a enfrentar este momento tão difícil da história da humanidade, O isolamento social, neste momento é o mais importante, mas podemos fazer mais que isso. Seja bem vindo ao nosso programa Imunidade Verde.

1º Pilar - Variedade Alimentar

Um dos problemas mais comuns da agricultura moderna são pragas, elas destroem plantações, elas surgem do nada assim como as pandemias. Agricultores gastam milhões para solucionar o problemas quando novas pragas surgem, o ministério da agricultura fiscaliza os aeroportos afim de evitar que novas insetos ou fungos invasores entrem no Brasil, mas mesmo assim, elas entram e causam muitos prejuízos. Mas por que monoculturas são mais sucetíveis a pragas? Por uma simples razão, elas são pobres em diversidade. Imagine um artista que precisa pintar um quadro e ele somente tem um tipo de pincel, agora imagine um artista com 45 tipos de pincéis, ele terá muito mais ferramenta para criar uma obra de arte. Multiculturas ou sistema de plantio como agroflorestas são mais fortes pois elas apresentam diversidade, inimigos naturais das pragas. Insetos que defendem as plantas das pragas invasoras. 

Nosso organismo é a mesma coisa se ele apenas tem como fonte calórica trigo, tomate, arroz, feijão, e milho. Ele não tem as ferramentas para se defender de invasores, ele não tem organismos protetores que são chamados de flora intestinal. Hoje a humanidade é uma monocultura pobre de vida e nutrientes. Não existe comprovação de que probióticos ajuda na defesa contra vírus, mas eles são bons ao ataque de bactérias. Se sofremos um ataque de vírus mas nosso corpo não precisa se preocupar com bactérias invasoras ele pode dedicar energia para se defender de vírus. Mas se temos uma flora pobre e não comemos alimentos ricos em anti-oxidades e vitaminas ele tem que se virar com um quadro de desnutrição e ainda um ataque invasor, por este motivo pacientes com doenças crônicas se mostraram mais fracos em relação aos ataques de vírus. Pois eles já estavam com o sistema imunológico super ocupado. Quando falamos de variedade alimentar , nada mais efetivo que Plantas Alimentícias não Convencionais. Vamos introduzir pancs em quase todas as receitas deste programa.


2º Pilar - Alimentos Frescos

Acredito que não precisa explicar, alimentos frescos contém mais nutrientes em melhor qualidade e mais potentes. 


Alimentos industrializados além de já perderem parte dos nutrientes dos vegetais ou em alguns casos a totalidade, eles contém conservantes, corantes, aromatizantes, espessantes, etc...


Além de frescos priorize alimentos locais que terão ainda mais nutrientes.  

Claro que orgânicos sempre será uma ótima opção, mas caso não tenha acesso, não se preocupe, produtos de origem animal sofre uma bioaculação de toxinas muito maior que os vegetais. Mais vale comer frutas e vegetais com agrotóxicos que produtos como carne, peixe e carnes processadas, pois além de conterem resíduos de agroquímicos, contém metais pesados.


Sementes germinadas e gramas de girassol e trigo são ainda mais interessantes que alimentos frescos, pois você vai colher em plena energia vital e não tem nada mais local e fresco que um alimentos plantado na pia da sua cozinha.


Ter sua própria horta de vegetais seria o perfeito em qualquer dos cenários. 

3º Pilar - Qualidade no sono

Este é um assunto bem amplo, uma vez que ele envolve muitas questões, porém vamos enumeras 5 atitudes para melhorar a qualidade do seu sono:

1- Prepare-se para dormir, apague luzes, não use celulares após as 20:00, diminua as luzes na sua casa, instale dimers nos apagadores.

2- Durma em um quarto escuro. Completamente escuro e arejado. Use janelas semi abertas para dormir mas que cubram a luz externa, apague luzes de TVs e roteadores.

3- Banho quente antes de dormir ajuda. 

4- Alongue-se antes de dormir, faça uma pequena meditação, comunique com seu corpo que está chegando a hora dele se acalmar. Escute músicas calmas.

5- Não faça refeições pesadas após as 21:00

4º Pilar - Atividade física

Somos feitos de 70% de água, o que acontece com água parada? Apodrece, não é. Movimente-se. Vamos motivar você a conhecer o universo do Yoga, pois acreditamos ser uma prática muito saudável e bem completa.

5º Pilar - SOL

Parece até ridículo, dizer que tomar banho de sol é necessário. 


Sistema imunológico

As células que fazem parte do sistema imunológico, como os linfócitos, têm receptores para a vitamina D, que atua no fortalecimento do sistema de defesa, auxiliando na prevenção de doenças. fonte

E também...

Hidratar

Ler conteúdo de qualidade

Sair para áreas remotas, sem contato com pessoas, deixar na grama, pisar no chão

Tomar banho de cachoeira, caminhar até praia isoladas

Sauna

Arrumar a casa

Traças planos concretos sobre onde quer estar nos próximos 5 anos

Agradecer

Aprender novas habilidades

Inicial um hobby

Ler livros da literatura clássica

Programação

Serão 40 vídeo receitas

20 vídeos sobre PANC

Material totalmente gratuito

Todos os dias atualizamos esta página

Entre para nosso grupo do Whatsapp e seja avisado, clique aqui.

Vídeo:


Pontinha do pinheiro

Vídeo:


Moqueca PANC

Vídeo:


Trouxinha de Capeba


Mais 3 panc:

-Raíz Forte

-Folha de Hibiscus

-Maxixe

Textos:


Poema: Foi necessário

Leia que linda mensagem do escritor Augusto Cury

FOI NECESSÁRIO

Foi necessário um vírus para desacelerar o planeta. E ele veio por uma bofetada na nossa cara.
Foi necessário um vírus para olharmos com cuidado, zelo e percebermos a fragilidade dos nossos idosos.
Foi necessário um vírus para os pais ficarem com seus filhos e não atribuírem essa responsabilidade aos avós.
Foi necessário um vírus para lembrarmos de conversar com Deus, pois isso andava meio fora de moda,
Foi necessário um vírus para fazer a gente rezar, para fazermos orações para o mundo e não só para nós.
Foi necessário um vírus para voltarmos a ter fé.
Foi necessário um vírus para mostrar que classe social, raça, crença, orientação sexual não tem diferença diante de uma epidemia.
O vírus fez a gente perceber que somos um, que o individualismo não resolve nada, que precisamos de todos.
O vírus deu uma trégua na polaridade, afinal estamos todos no mesmo barco, olhando na mesma direção.
O vírus nos privou do abraço para percebermos o quanto ele é valioso.
O vírus fez a gente perceber o quanto nossas mãos precisam ser higienizadas e que com esse hábito evitaríamos muitas doenças.
O vírus desacelerou até o consumismo, pois as pessoas não vão sair por aí comprando, comprando e comprando! Sairemos de casa para comprar apenas o necessário.
O vírus fez cair os pedidos de fast-foof delivery pois percebemos que cozinhar para nossa família é a forma mais segura de alimentá-los. ( isso andava meio fora de moda)
O vírus veio nos mostrar que o ar pode ficar mais puro com a diminuição de carros circulando, e mostrar que as pessoas podem caminhar mais. (estão evitando o transporte público)
O vírus veio nos ensinar a agradecer todos os dias por estarmos saudáveis.
O vírus veio nos lembrar o quanto a vida é frágil e que precisamos cuidar do nosso corpo e da nossa alma.
O vírus veio nos mostrar que não devemos subestimar as coisas pequenas. Afinal ele é tão pequeno, invisível aos olhos e está mudando o comportamento do mundo.
Foi necessário um vírus para a gente acordar.
E aquele tempo que sempre dizíamos que não tínhamos? Então, o vírus nos mostrou que ele existe.

Vídeo: Como funciona o sistema imunológico

Vídeo: Ciência do Covid 19

Vídeo: Por que sentimos mal quando estamos doentes?

Vídeo: Por que sentimos mal quando estamos doentes?

Popular em alguns lugares do Brasil, em outros, nem tanto, o maxixe é uma hortaliça de origem africana que oferece diferentes benefícios à saúde e pode dar um toque especial a algumas receitas. Podem ser utilizados tanto seu fruto como suas folhas.

Mariellen Emidio Figueroa, nutricionista do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado, explica que a hortaliça é bastante cultivada e consumida na região Norte e Nordeste do Brasil.

“O fruto maduro é cozido com ingredientes típicos do nordeste originando o prato ‘maxixada’. Já o fruto verde cru é utilizado no preparo de saladas ou no preparo de conservas como picles”, comenta a nutricionista.


As folhas do maxixe são ricas em fibras e clorofila, de acordo com Mariellen, podendo ser refogadas de forma semelhante à couve, mas deixa na boca uma sensação de leve ardência. “Já o fruto do maxixe tem sabor suave, lembrando o pepino”, diz.

Bons motivos para incluir o maxixe no seu cardápio

FOTO: REPRODUÇÃO / CANAL DA BELA

Se você nunca experimentou e/ou, simplesmente, não tem o hábito de consumir maxixe, pode se inspirar com os benefícios oferecidos pelo maxixe, listados abaixo!

1. Fortalecimento do sistema imunológico

Mariellen explica que o maxixe é rico em zinco, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, vitaminas B1, B2, B3 e C. “Estes nutrientes são benéficos para o funcionamento adequado do metabolismo e fortalecimento do sistema imunológico. Mas, quando o maxixe é cozido ele perde parte destes nutrientes, por isso, o ideal é ser consumido cru”, diz.


2. Poder antioxidante

A especialista destaca que pesquisas recentes têm evidenciado a presença de substâncias antioxidantes, como os compostos fenólicos (ácido gálico), que possuem ação anti-inflamatória, combatendo os radicais livres e protegendo o organismo contra o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas (como o câncer

Artigos:



Este material faz parte do Programa Imunidade Verde, para conhecer, clique aqui.YOGAAcreditamos que a imunidade


Vegetais tem muito mais anti-oxidantes do  que os produtos de origem animal. Os produtos de

Assinatura:

Quer saber se uma planta é PANC?

Compre o curso panc completo e tenha acesso a mais de 90 vídeo aulas sobre PANC

-Você poderá enviar uma planta por dia

-24 a 48h para ser respondida

-Professor Valdely que faz a identificação, autor do Livro das PANC

-R$15 por mês boleto ou cartão de crédito

-Você vai saber se é uma PANC, qual parte é comestível, se precisa aquecer ou se pode comer crua.

Aproveite esta oportunidade para sair de casa e melhorar sua alimentação

Gostaria de partipar do nosso grupo de Whatsapp?

Apenas para envio de novas receitas e conteúdo. Não há interação entre os membros

Considerações finais


Não visamos substituir seu médico ou nenhum outro sistema de tratamento, apenas acreditamos que podemos fazer mais que apenas se isolar socialmente.

Organizadores

Daniel Francisco de Assis - Chef de Cozinha

Personal Raw Vegan Detox Chef, Living Food Expert by THE TIMES, Autor do livro Suco Vivo. Presidente do Instituto Ecológico. Coordenador da Ecologica de Gastronomia Vegana Crudívera. Produtor e Fundador do projeto Comida Ecológica.

www.ComidaEcologica.com.br

Franciele Bratz - Nutricionista

Minha paixão é te dar liberdade em comer uma comida saborosa, nutritiva e feliz. Nutricionista Funcional e Coach em qualidade de vida. Idealizadora do Emagrecendo na Cozinha. Especialista em Nutricao Funcional Clínica por VP Centro de Nutrição Funcional,nutrição esportiva pela FSG e Nutrition Coach pela Amor em Nutrir.

www.nutribratz.com

Aline Nunes - Chef Ecológica

Hoje gestora e Chef do Janela Aberta, iniciou sua jornada no mundo da Gastronomia em 2009. Gastróloga pelo Senac/PE, defende uma cozinha caseira, sem aditivos, na busca por oferecer experiências únicas com criações saborosas, nutritivas e saudáveis. Incentivadora e orientadora de projetos, oficinas, workshops, voltados para a educação alimentar.
@janelaabertaolinda

Lavoisier Clement - Yogui, Modelo, Produtor Visual

Lavoisier Clemente, iniciou sua carreira em moda e negócios. Ele se expandiu para o desenvolvimento e gerenciamento de projetos. Fundador do TRIPLICART, um projeto que reúne artistas internacionais em comunidades indígenas da Amazônia. Realizou cursos de yoga em mais de 7 países, estudou culinária e terapias holísticas na escola Rishikul Índia.

Você tem alguma dúvida? Deixe seu comentário...

Todos os direitos reservados ao Universo

www.ComidaEcologica.com.br

>