Detox: O que a ciência fala sobre o assunto

Vamos abordar neste post:

Minha experiência com o Detox

Existem 4 fontes de intoxicação, talvez 5.

Onde as toxinas ficam armazenadas em nosso corpo?

O que fazer para se livrar das toxinas?

Todos precisam de um detox?

O sistema de desintoxicação do corpo

Vai uma pitada de toxina?

Como nos intoxicamos ?

Por que o mundo é intox ?

Os elementos químicos mais letais criados pelo homem e chamados de comida

JÁ IMAGINOU FAZER UM CURSO Detox Vivencial?

Publicações sobre detox

Milagres do Detox

Detox, por Dra. Roberta Genaro (exclusivo aos nossos assinantes)

Quando fazer o detox

Quando não fazer o detox

Riscos do Detox

O que a ciência fala sobre Detox (exclusivo aos nossos assinantes)

Quando se fala mal, o que se fala

Cuidados antes do detox

Cuidados durante o detox

Cuidados depois do detox

Dieta detox é zero sal?

Protocolos de desintoxicação de metais pesados da homeopatia

Precisamos fazer melhor se não quisermos ser criticados

Modulação de vias metabólicas de desintoxicação usando alimentos e componentes derivados de alimentos: uma revisão científica com aplicação clínica

Dúvidas dos nossos alunos respondidas em forma de vídeo (exclusivo para nossos assinantes)

Profissionais que contribuíram com esta postagem

Artigos científicos

Cardápio Detox (exclusivo para nossos assinantes)

Lista completa dos artigos (exclusivo para nossos assinantes)

Receitas Detox (exclusivo para nossos assinantes)

Resumo

Detox está cada vez mais famoso, uns falam bem, outros falam mal, mas todos falam sobre o assunto. A ciência diz que não há muitos estudos sobre o assunto, mas todos sabem que se cuidar é uma ótima coisa a se fazer. As maiores críticas são quanto ao uso do detox para curar doenças sem ser indicado por médico. Realmente pode ser motivo de preocupação, pois prometer resultados com técnicas poucos estudas é complexo de fato. O problema não são as técnicas isoladas, mas sim todas elas juntas sem estudos que mostrem que ela são realmente eficazes.  O protocolo de alimentação no Detox Curativo é criticado quando muito restritivo e de baixas calorias, mas estudos mostram que comer vegetais frescos e orgânicos promovem, sim, melhoras na saúde humana e pode, sim, prevenir doenças crônicas.

Ps:

O certo é Detoxificar e não desintoxificar, mas usaremos ambos termos, pois a segunda forma é a mais usada. 
Desta maneira nascem novas palavras, de tanto usá-las acabam sendo tomadas como certas.

Desintoxificar era um termo usado para o desmame de pacientes, em clínicas de drogas. Todos os protocolos usados nestas clínicas têm estudos científicos, mas para os contaminantes ambientais ainda restam muitas dúvidas, devido a baixa qualidade técnica dos estudo científicos elaborados nesta temática. Existem diversos estudos referentes aos protocolos usados de forma isolada e principalmente comprovações de eficácia em outras culturas. 

Nas terapias naturais alternativas o Detox assumiu uma nova roupagem. Mais estilosa, mais requintada, talvez menos eficiente e infelizmente ou felizmente mais comercial.

Buscar pela palavra Detox no google gera 1milhão de resultados. 
Será que todas as publicações são realmente verdadeiras, eficazes e entregam o prometem?

Detox não é uma receita, um chá, um produto ou uma técnica, é um conjunto de informações.

Minha experiência com o Detox

Por Daniel Francisco de Assis

Já realizei mais de 100 semanas Detox, em mais de 6 países, nos últimos 10 anos. Nunca utilizei em sua composição nada além de uma dieta vegana crudívora, massagens e aulas de yoga. Nunca prometi cura de doenças, sempre observei que as pessoas perdem de 2 a 3kg e sempre disse que destes kilos perdidos pelo menos 1/3 era água eliminada e que voltariam em poucos dias. Observava também melhora no sono, humor, energia e outras reações negativas como intestino preso, aumento da sensibilidade emocional. As pessoas ficavam mais sutis com uma dieta frugal, o que é quase óbvio.

Já observei grandes perdas de peso, como também nenhuma e até aumento dele, o que é bem incomum. Esses sintomas são às vezes associados a uma estabilização do intestino, devido a introdução de uma grande diversidade alimentar e a pessoa, no entanto, não tinha uma flora adaptada.

Comer vegetais por 5 dias consecutivos não resolverá nada na vida de uma pessoa, por isso sempre ministro aulas de culinária para tentar implementar mudanças de longo prazo. 

Neste artigo abordarei o detox de uma forma mais ampla, associado com outras terapias e mostrarei como ele tem sido usado ao longo dos anos em diversos países. 

Convidei vários médicos e nutricionistas para contribuírem com este artigo a fim de mostrar ao nossos leitores as últimas novidades no assunto e mostrar que há erros neste universo.


Existem 4 fontes de intoxicação, talvez 5.

Meio externo (sem escolher)

Metais pesados, pesticidas, desreguladores endócrinos etc

Sub-produtos do próprio metabolismo

Estilo de vida moderno (escolhas)

Pensamentos negativos podem intoxicar suas células (não achei estudos científicos que comprovem isso, mas veja este link) e esta publicação , que estão em um site de artigos científicos.


Onde as toxinas ficam armazenadas em nosso corpo?

Ossos

Gordura

Tecidos

O que fazer para se livrar das toxinas?

Hidroterapias (poucos estudos)

Exercícios físicos (muitos estudos)

Fluidos desintoxicantes  (poucos estudos)

Ervas (muitos estudos)

Suplementos nutricionais antioxidantes  (muitos estudos)

Fibras alimentares (muitos estudos)

Tudo isso junto (pouquissímos estudos)

Todos precisam fazer um detox?

Este é o segundo problema do Detox curativo, avaliar quem precisa fazer qual protocolo.

Estudos mostram que todos são colocados no mesmo balaio de gato.

  • Lesões na pele, erupções cutâneas, oleosidade
  • Halitose, distúrbios do paladar
  • Letargia, disfunção cognitiva
  • Dores musculares e dores
  • Sensibilidade crescente a exposições exógenas, odores etc
  • Hiper-reatividade à medicamento ou suplementos
  • História de uso pesado de drogas médicas ou recreativas ou exposição a substâncias químicas ambientais. 

Ao considerar esses sintomas, 95% das pessoas deveriam fazer um detox. Será que isso procede?

O sistema de desintoxicação do corpo

Nós tendemos a esquecer que o corpo é equipado com um sistema de desintoxicação próprio, que inclui o seguinte:

A pele. A principal função do maior órgão do corpo é fornecer uma barreira contra substâncias nocivas, bactérias, vírus, metais pesados e toxinas químicas.
A pele é um sistema de defesa unidirecional; as toxinas não são eliminadas na transpiração.

O sistema respiratório. Cabelos finos nasais prendem a sujeira e outras partículas grandes, que podem ser inaladas. Partículas menores, que chegam aos pulmões, são expelidas das vias respiratórias através do muco.

O sistema imunológico Essa rede de células e moléculas primorosamente orquestrada é projetada para reconhecer substâncias estranhas e eliminá-las do corpo. Componentes do sistema imunológico atuam no plasma sanguíneo, na linfa e até mesmo nos pequenos espaços entre as células.

Intestinos. As placas de Peyer - linfonodos no intestino delgado - filtram parasitas e outras substâncias estranhas, antes que os nutrientes sejam absorvidos pelo sangue do cólon.

O fígado. Atuando como o principal filtro do corpo, o fígado produz uma família de proteínas chamadas metalotioneínas, que também são encontradas nos rins. As metalotioneínas não só metabolizam os nutrientes da dieta como o cobre e o zinco, mas também neutralizam metais prejudiciais como o chumbo, o cádmio e o mercúrio, preparando-os para a eliminação do corpo. As células do fígado também produzem grupos de enzimas, que regulam o metabolismo das drogas e são uma parte importante da defesa do organismo contra substâncias químicas nocivas e outras toxinas.

Os rins. O uso dos testes de urina para triagem de drogas e toxinas é um testemunho da notável eficiência dos rins em filtrar substâncias residuais e removê-las do corpo.

Vai uma pitada de toxina?

Revista National Geographic 2011

Como nos intoxicamos?

Com praticamente tudo. Com a tinta de nossas casas, quando entramos no carro em um dia de sol, quando uma pessoa perto de nós está fumando, com o resíduo de hormônio na água da torneira, no ar das grandes cidades etc. 

Por que o mundo é intox ?

Tudo começou na revolução industrial e piorou na revolução farmacológica, quando criou-se remédio para tudo. Hoje, o problema são as drogas sintéticas criadas nos laboratórios da Índia, que tentam burlar as fiscalizações, pois, quando apreendidos, não são enquadrados como entorpecentes, uma vez que as agências controladoras não têm a menor ideia com que estão lidando. 

Mas há origens filosóficas, de todos os pecados capitais o pior deles chama-se preguiça. Ela nos leva a destruir o planeta, afinal temos preguiça para tudo e com isso buscamos sempre o caminho mais rápido, mais fácil e mais curto para chegar onde queremos. 

Como hidratar a pele e sentir o resultado logo depois? Como limpar a casa e sentir ela cheirosa? Como conseguir qualquer coisa de uma forma mais rápida? Como baixar uma febre de uma criança na hora?

Existem sempre os caminhos mais rápidos, mais lentos e mais tóxicos. Aprenda a fazer escolhas, pois o mais rápido é o mais lucrativo para as empresas que ganham dinheiro vendendo soluções práticas e rápidas, mas não são nada ambientalmente corretas.

As agências reguladoras parecem estar comprometidas com o lucro e não com o que realmente faz bem à população.

Você precisa sair do estado de alienação política e pressionar os candidatos vencedores da sua região. Eu acredito que isso seja mais válido do que assinar petições.

Como evitar se intoxicar tanto ?

Pensar antes de comprar.

Pensar antes de consumir.

Pensar antes de comer.

Pensar antes de jogar fora.

Você já é assinante, quer acessar os vídeos? clique aqui.

Os elementos químicos mais letais criados pelo homem chamados de comida

Neste artigo, vemos os piores e mais intoxicados lugares do planeta. Não é uma publicação oficial, então pode ser que as fotos não sejam verdadeiras, mas estes lugares foram considerados um dos piores do mundo. Sendo que tudo pode mudar, por exemplo, Cubatão era terrível há 50 anos e hoje eles melhoraram muito. 

Alguns elementos químicos foram criados para tirar a vida de pessoas, outros foram criados para serem usados na composição de alimentos ou como alimentos, vamos listar estes. 

Cafeína é super tóxica, mas ninguém toma 100g de cafeína de uma vez.  Então, vamos listar os elementos que são tóxicos nas doses que são servidos ou usados. Claro que podemos estar errados, pois as dosagens irão variar muito, sendo assim, a ordem destes elementos pode não estar completamente correta em alguns casos.

Organo fofatos (se encontra em Fungicidas, Herbicidas e agrotóxicos em geral)

Álcool (não existe dose segura)

Dioxina (em quase todos os alimentos de origem animal, que recebem água de rios e mares, exceto nascentes)

Gordura trans (alimentos industrializados como biscoitos etc)

Gordura saturada (produtos de origem animal)

PBA (em quase tudo)

PCB (em quase tudo)

Nitratos (encontrado nos embutidos)

Mercúrio (encontrado nos peixes)

Arsênio (encontrado no arroz)

Colorantes artificiais

Butylated Hydroxyanisole (conservantes de alimentos)

Você acredita que no passado as pessoas fumavam dentro de aviões em viagens intercontinentais? Pergunto: quando comer carne de fazendas confinadas também será criminalizado?

JÁ IMAGINOU FAZER UM CURSO Detox Vivencial?

Teremos apenas 2 dias de curso teórico, todos os outros 7 dias focaremos em atividades presenciais e vivenciais, ou seja você servirá Cardápio Detox para um cliente de verdade.


Entregaremos comida para clientes reais, você aprenderá a acertar valores, formas de entrega e preços. Também discutiremos formas de pagamento. Parte das vendas realizadas serão revertida para os alunos.


Publicações sobre detox

Como disse antes, são mais de 1.000.000 de citações sobre detox hoje no google. Este é um tema perfeito para aumentar as visitas de qualquer site, porém nesta busca encontra-se de tudo como coisas superficiais, matérias falando bem e outras mal; o importante é falar sobre o assunto. Existe detox de tudo: chá, sopa, suco, detox de um dia, detox de 5 dias, detox de 30 dias. O problema, para você leitor, é separar o joio do trigo. O maior dos problemas é que nem as publicações científicas  servem como um norte neste assunto ,pois elas se limitam a criticar o detox, por não avaliar a influência positiva de outras culturas. Em resumo, vamos te guiar para entender o tema mais a fundo. Tire suas conclusões, faça seus experimentos, avalie o que está de acordo com seus valores. 

Mito do Detox

Malhar, transpirar, sauna vai desintoxicar seu corpo?

Não. saiba mais

Detox sua casa

Esta publicação fala sobre como podemos trocar produtos químicos convencionais por vinagre e bicarbonato de sódio para limpar sua casa de uma forma muito mais segura. 

Óleos vegetais para hidratar móveis e pisos de madeira.

Movimento No ou Low Poo

Este movimento tem nível internacional. Várias mulheres postam fotos mostrando como é ficar 1 mês sem shampoo, 1 ano sem produtos para o cabelo. Há dicas do que usar, como usar e quando usar. 

Você mais magra

Desânimo, inchaço, pele e cabelo sem vida e gordurinhas de sobra? Quando o organismo elimina o excesso de toxinas, você recupera energia e emagrece sem sacrifício. A acne também reduz e até a libido aumenta (não estranhe se ficar com mais vontade de namorar!). Outra boa notícia: não é preciso encarar um longo programa de desintoxicação. 

Leia mais.


Mais de 459 reportagens e matérias sobre tema Detox em inglês

So, confession time: I am (or used to be) a confirmed Wotsit-snacking, Diet-Coke-drinking, steak-and-chips(and pepper sauce)-eating 51-year-old. An empty nester, with both my children at university, I was letting work dictate everything – spending long hours in the office, never exercising, skipping lunch and then snacking on my long commute home. leia mais

Mercúrio na população ribeirinha

Amazônia sofre com o uso do mercúrio nos garimpos, mas agora as barragens podem ser ainda piores. Saiba mais.

Milagres do Detox

​por Rosana Dantas

Infelizmente, muita gente associa o alimento a pecado, culpa e contaminação. Por isso as dietas detox têm tantos adeptos! Elas prometem purificação, redenção. São quase uma promessa religiosa, milagrosa. Para piorar esse quadro, as dietas detox, normalmente, são muito restritivas em calorias e gordura (além de serem, normalmente, líquidas). Isso altera o funcionamento do cérebro, estimulando o apetite, além de aumentar os níveis dos hormônios do estresse, que por sua vez também estão envolvidos no aumento da fome. Pode observar : quem faz esse tipo de dieta, mesmo que por um dia, morre de fome e fica irritado o tempo todo. Isso é um mecanismo de defesa do corpo. Um vestígio evolutivo da época em que não tínhamos como estocar alimentos e às vezes ficávamos em jejum por dias. Então estocar energia era primordial para a fertilidade e para a vida.

A verdade nua e crua é que estabelecer uma relação com hábitos saudáveis gradualmente e a longo prazo é muito, mas, muito mais efetivo do que as correções rápidas que as revistas, a televisão e a internet prometem com esse tipo de dieta.

Dica? Eu sei que é difícil entender isso e que uma fórmula mágica é sempre bem melhor aceita que uma mudança de hábito gradual e definitiva. O que todo mundo quer é emagrecer rápido e nunca mais engordar. Eu sei que é triste pra muita gente (inclusive pra mim) e que ninguém gosta de ouvir isso, mas NÃO EXISTE MILAGRE! Essas dietas malucas emagrecem? Sim, mas tenho certeza os resultados não duram até a volta aos hábitos anteriores....

Fonte: Klein A.V. & Kiat H. (2015) Detox diets for toxin elimination and weight management: a critical review of the evidence. J Hum Nutr Diet. 28, 675–686

Detox, por Dra. Roberta Genaro

Médicos também usam e aprovam o detox

Seja nosso membro e tenha acesso ao post completo

Você é assinante, quer acessar os vídeos? clique aqui.

Quando fazer ?

Se o detox não deveria ser uma prática esporádica para perder 2kg ou solucionar um problema pessoal, então quando ele deveria ser feito?

Deveria ser um estilo de vida e não apenas uma técnica eventual. Há muitos anos é vista como prática de boa conduta social, ceder um dos seus almoços da semana para uma pessoa carente ou pular o café da manhã para gerar algum controle. As igrejas reconhecem o jejum como um ato de melhorar sua vida espiritual. Detox deveria ser um estilo de vida, o suco verde pela manhã seria um hábito, um copo de suco de limão todas as manhãs, uma reza diária. Práticas respiratórias para estimular seu dia ao invés de café a cada 15 min. Salada todos os dias ao invés de arroz com feijão etc. Muitas coisas que são usadas no detox poderiam, sim, ser uma rotina diária, outras nem tanto. O mais importante é criar sua própria rotina detox e tentar se intoxicar cada vez menos, pois opções para isso não faltam.

Sendo assim, 4 dias, 15 dias, 30 dias, tanto faz, quando mais tempo puder se cuidar melhor. Obviamente, se as técnicas detox que esteja incluindo no seu dia-a-dia não sejam técnicas médicas invasivas ou muito agressivas. 

Quando digo que o detox deveria ser introduzido na sua rotina, refiro-me  a aumentar consumo de fibras, alimentos frescos, alongamento, práticas de yoga e respiração, meditação e alternar chás de folhas frescas após suas refeições e antes de dormir. 

Quando não fazer ?

​Já leu rótulo de suplemento alimentar?

Então, introduzir técnicas não habituais, mudanças alimentares drásticas durante a amamentação e a gravidez não acho muito pertinente. Pessoas que passaram por cirurgias agressivas e pessoas com tumores em regiões relacionadas com a digestão deveriam ter mais cuidado, precaução e acompanhamento para iniciar um detox nestas fases da vida.

Riscos do Detox

Quando mal feitos ou em excesso, o Detox pode virar um problema. Protocolos malucos são inventados e testados sem muito critério.

Procedimento

Consequências negativas

O que promete

Dietas restritivas por longos períodos

Desnutrição

Desnutrição

Suplementos usados sem orientação

Hepatoxicidade

Ajudar no processo de eliminação de toxinas

Quelação

Depleção de eletrólitos

Detox mais profundo

Irrigação colônica ou enemas 

Perfuração do cólon

Ajudar a limpar e potencializar o detox

Uso excessivos de chás e ervas

Perda de potássio, caibras e convulsões

Diuréticos para ajudar a perder "peso"

O que a ciência fala sobre Detox

Você é assinante, quer acessar os vídeos? clique aqui.

Quando se fala mal, o que se fala

Pontos negativos do detox

Promessa de cura.

Mesmos protocolos para praticamente todas as pessoas.

Técnicas aplicadas por pessoas que não tem certificação nutricional ou médica.

Técnicas e protocolos sem comprovação científica.

Ausência de estudos científicos que comprovem a eficácia das técnicas detox.

Valores elevados.

Uso de suplementos de forma genérica sem a solicitação de exames para avaliar se você está precisando destas vitaminas e minerais.


Cuidados antes do detox

Gostaria de provar uma semana detox?

Quem está te orientando possui certificação?

Os protocolos são invasivos?

Você está grávida ou amamentando?

Tem um tumor no intestino?

Seu intestino está funcionando todos os dias?


Cuidados durante o detox

Escute seu corpo

Intestino parou de funcionar ou está com diarreia por mais de 24h.

Se sente bem depois de 3 dias de detox.

Está vomitando com muita frequência.


Cuidados depois do Detox

Aproveite esta oportunidade  para mudar seus hábitos

Faça escolhas saudáveis.

Evite bebidas alcoólicas.

Evite drogas.

Evite executar atividades físicas de grande esforço.


Dieta detox é zero sal?

Não

Alguns artigos mostram que dieta baixo ou zero sal não é benéfica, especialmente neste caso  em que o consumo de líquido é elevado. fonte.


Protocolos de desintoxicação de metais pesados da homeopatia

Super importantes

Há muitos anos conheci uma médica que defendeu uma tese de mestrado em desintoxicação de ratos usando homeopatia e os resultados foram muito positivos. Tudo levava a crer que em humanos também seria perfeito o uso desta técnica. Hoje qualquer médico homeopata pode te dar a receita deste protocolo.


Dieta líquida ou sólida?

Sólida

Detox de sucos tem funções específicas, mas o aumento do consumo de fibras se mostrou muito interessante para ajudar a desintoxicar o fígado e rins. fonte


Probióticos

Uso é essencial

Uso de probióticos na semana detox é super bem vindo, importante e quase que necessário. O que mais tem são estudos sobre Kefir e seus inúmeros benefícios para a saúde. fonte


Qual é o grande problema do Detox?

Avaliação da eficácia 

Eu sempre tive dúvidas da completa eficácia de uma semana detox,  sempre foi um pouco vago. Estes 4 resultados quase sempre obtive:

- Perda de peso (média 2kg por 5 dias)

- Melhora na energia, astral, vontade de viver.

- Melhora na qualidade do sono

- Melhora do trato intestinal, pois é uma dieta com muita fibra.

Porém vários outros resultados positivos eram inconsistentes, como:

- Pele e cabelo mais viçosos

- Melhora nas dores intestinais

- Mais calma, tranquilidade e em alguns casos aumento da sensibilidade

- Diminuição drástica nas enxaquecas recorrentes.

- Perda de peso acima de 2kg.

Estes fatores eram eventuais e eu nunca sabia o que tinha feito para obtê-los

Um estudo mostrou que a avaliação da eficácia não é um problema que somente eu observei, muitos profissionais responderam  a uma enquete e deixaram claro que a avaliação pós detox poderia ser mais profunda para um entendimento mais científico do detox. fonte


Protocolos Detox

Veja quais são

Irrigação nasal

Também conhecida como Jala Neti ou lavagem nasal; essa técnica derivada da ioga envolve o uso de um pequeno jarro (neti pot) ou seringa para fazer passar uma solução salina para a primeira narina e depois para a outra. A solução passa pela passagem nasal e sai pela outra narina ou pela boca. 

  • Objetivo :Às vezes os médicos recomendam a irrigação nasal para livrar o nariz de irritantes ambientais, aliviar o gotejamento pós-nasal e reduzir o congestionamento de resfriados e alergias, eliminando muco e  partículas estranhas, bactérias e vírus dos seios nasais.A irrigação nasal diária é promovida para prevenir infecções e dores de cabeça. Muito usado por yoguis e pela cultura ayurveda.


Dietas

Um conjunto aparentemente infinito de produtos e dietas está disponível para desintoxicar todo o corpo. Uma das mais populares é a dieta Master Cleanse, usada por várias celebridades de Hollywood. Os pacientes tomam um litro de água morna e salgada pela manhã; consumem uma mistura de 200ml de água, suco de limão, xarope de bordo e pimenta caiena ao longo do dia; e terminam com uma xícara de chá laxante à noite. Os defensores da dieta Master Cleanse recomendam aderir a ela por pelo menos 10 dias.

  • Objetivo: Restaurar a energia, perder peso e aliviar os sintomas de doenças crônicas como artrite e fibromialgia. Melhora da qualidade do sono e diversos outros pequenos benefícios.


Limpeza intestinal

Numerosos kits são comercializados para este fim, a maioria dos quais inclui um suplemento rico em fibras, um suplemento "suporte" contendo ervas ou enzimas e um chá laxante. Sendo cada um usado diariamente. Fabricantes dos kits de desintoxicação de ervas recomendam continuar o regime por várias semanas. Tais regimes podem ser acompanhados por enemas frequentes.

  • Objetivo: O objetivo é erradicar os parasitas e expelir a matéria fecal, que supostamente se acumula e adere às paredes intestinais.

Colon terapia ou limpeza do colón é uma técnica milenar encontrada nas escrituras do mar morto. fonte

Evangelho dos Essênios


Em verdade vos digo, o anjo da água expulsará para fora do seu corpo todas as impuresas que contaminaram por fora e por dentro. E todas as coisas sujas e mal cheirosas fluirão de você, mesmo quando as imundícias de roupas lavadas em água vão embora e se perdem na corrente do rio. Em verdade vos digo, santo é o anjo da água que limpa tudo o que é sujo, e faz todas as coisas malcheirosas um aroma suave... Não pense que é suficiente que o anjo da água abraça-te exteriormente apenas. Em verdade vos digo, a imundícia por dentro é muito maior do que a impureza por fora. E aquele que purifica a si por fora, mas por dentro permanece impuro, é como túmulos que são pintados claramente por fora, mas interiormente estão cheios de todas as formas de imundícias horríveis e abominações. Assim, em verdade vos digo, sofre o anjo da água para batizá-lo também no interior, que você pode se tornar tão puro quanto as espumas do rio brilhando à luz do sol ... Procure, portanto, uma cabaça grande ampla, que tenha um caule do comprimento de um homem; remova os seus interiores e preenchê-la com água do rio que o sol aqueceu. Pendurá-la em cima do galho de uma árvore, e ajoelhe-se no chão diante do anjo da água, e sofra a extremidade do caule longo para inserir nas suas partes posteriores, que a água possa fluir através todas as divisões do seu intestino. Depois pausar ajoelhado no chão diante do anjo da água e rezar ao Deus vivo que ele irá perdoa-lo de todos os pecados passados, e rezar para o anjo da água que ele vai libertar o seu corpo de todas as impurezas e doenças. Então deixe a água correr para fora de seu corpo, que possa carregar de dentro para for a todas as coisas imundas e mal-cheirosas de Satã.

E você deve ver com seus olhos e cheirar com o nariz todas as abominações e imundícias que profanou o templo de seu corpo, mesmo todos os pecados que ficaram em seu corpo, atormentando-o com todos os tipos de dores. Em verdade vos digo, o batismo com a água liberta você de todos os dias quando você vê que a água que flui para fora de você é tão pura quanto a espuma do rio. Então levar o seu corpo para o rio correndo, e é aí que os braços dos anjos de água pagam graças ao Deus vivo que ele libertou você de seus pecados. E este batizado santo pelos anjos da água é o Renascimento para a vida nova.

Desintoxicação do pé

Um método emprega um tipo especial de adesivo usado no fundo dos pés durante o sono.Outra abordagem é mergulhar os pés por 30 minutos em uma bacia, às vezes chamada de "banho iônico para os pés", contendo água salgada e dois eletrodos que fornecem uma carga elétrica de baixa voltagem.

  • Objetivo :Toxinas são supostamente retiradas do corpo através das solas dos pés.


Desintoxicação de oxigênio

Ar contendo uma concentração de 85% a 95% de oxigênio é fornecido através de uma máscara ou tubo nasal.

  • Objetivo: O oxigênio concentrado é usado para impulsionar o sistema imunológico, aliviar dores de cabeça, aumentar a energia e melhorar a função cognitiva.


Argila terapia

Passar argila umedecida no corpo ou em partes do corpo

  • Objetivo: Retirar toxinas do corpo


Massoterapia

Contato das mãos do terapeuta no corpo do cliente

  • Objetivo: Ativar regiões com acúmulos de toxinas. Ajudar a liberar tensões musculares. Bem estar de curto prazo.


Urino terapia

Consumo da própria urina, normalmente a primeira do dia.

  • Objetivo: Ativar sistema imunológico, praticantes dizem que funciona como uma auto-vacina.


Sauna

Uso de calor umido ou seco.

  • Objetivo: Ativar glândulas para liberação de toxinas e acelerar metabolismo, perda de peso e promover o bem estar.


Meu ponto de vista:

Algumas destas técnicas têm estudos científicos comprovando a eficácia, outras não. Algumas têm eficácia comprovada por milhares de pessoas, outras são tão polêmicas que poucas pessoas tentaram. Algumas são usadas por milhares de anos por diversas culturas, outras técnicas já são mais recentes.

Uma vez mais, não é por que não está indexado pelos sites de artigos científicos, ocidentais, não significa que não funciona. 

Uma das mais malucas, sem sombra de dúvidas, é a Urino Terapia. Nunca tive coragem de provar, mas um dia conheci uma pessoa, que se consultou com um médico infectologista muito famoso de Brasília, que está infectada por AIDS e o médico disse para que tomasse sua própria urina todas as manhãs. 

Ele me disse, olhando nos olhos, que nunca precisou tomar nenhum medicamento. Motivos para mentir ele não tinha, não me parece possível alguém mentir dizendo que faz uma coisa sem sentido todos os dias. 

Respeito as publicações científicas, mas existem muito mais coisas entre o céu e a terra do que nossa mente cartesiana pode imaginar.

Vamos refletir

Mesmo na medicina tradicional é impossível obter os mesmos resultados em todas as pessoas. Porém, o que consta como uma das principais críticas ao detox é o fato de ter uma assertividade baixa. Qual é a porcentagem de eficácia de um remédio para se tornar um medicamento? Será que os protocolos de detox têm baixa assertividade ou pouco estudo? Os estudos de eficácia gerariam retorno financeiro às grande corporações? 

CÂNCER DE COLON X CÂNCER DE ESTÔMAGO

Japoneses têm baixo índice de câncer de cólon, porém, ao mudarem para os EUA, o índice quase  quadruplica. Japoneses comparados com os americanos passam a ter o mesmo índice de desenvolvimento de câncer que estes, mostrando que a genética não influencia, mas sim o entorno e o estilo de vida. Porém, japoneses têm altíssimos índices de câncer de estômago, mas, quando mudam para os EUA, eles morrem menos deste mal, porém morrem o dobro do número de americanos, ou seja, neste caso, genética parece ter um peso maior.

A prática duvidosa da desintoxicação

O detox pode esvaziar sua carteira, mas é bom para sua saúde?

- Sim, tem muita gente que quer vender detox para ganhar dinheiro sem ter a menor ideia do que está fazendo.

- Sim, muitas técnicas são vendidas aos pacientes sem ter certeza da eficácia para o paciente que a está recebendo. Muitas técnicas são fantásticas, mas todas elas funcionam para todas as pessoas?

- Uma dieta de 600 cal não pode ser saudável para uma pessoa que tem uma vida normal e que precisa de 2.000 cal. Pois ela nem vai se nutrir e nem vai promover a cura pelo jejum completo.

Quando terminei de ler este artigo, eu passei a entender a crucial importância que eu, meus colegas de profissão e  alunos dos meus cursos temos na aproximação do meio acadêmico a fim de gerar publicações científicas para ajudar a comunidade em geral a ter mais segurança  sobre a aplicabilidade e assertividade das técnicas e protocolos detox.

Críticas de Harvard


  • Evidência de eficácia: Não há dados sobre esta dieta na literatura médica, mas muitos estudos demonstraram que jejuns e dietas extremamente baixas em calorias reduzem invariavelmente a taxa metabólica basal do corpo ao tentar conservar energia.Quando o dietista retoma a alimentação normal, segue-se um rápido ganho de peso.Grande parte da perda de peso alcançada através desta dieta resulta da perda de líquidos relacionada à ingestão extremamente baixa de carboidratos e evacuações freqüentes ou diarreia produzida pela água salgada e pelo chá laxativo. Quando o dietista retoma a ingestão normal de líquidos, esse peso é rapidamente recuperado.
  • Riscos: A dieta é carente de proteínas, ácidos graxos e outros nutrientes essenciais. Algumas dietas podem chegar a apenas 600cal. O regime laxante diário pode causar desidratação, esgotar os eletrólitos e prejudicar a função intestinal normal. Também pode atrapalhar a flora intestinal nativa, microorganismos que desempenham funções digestivas úteis. Uma pessoa que faz esta dieta repetidamente pode correr o risco de desenvolver acidose metabólica, uma perturbação do equilíbrio ácido-base do corpo, que resulta em acidez excessiva no sangue. A acidose metabólica grave pode levar ao coma e à morte.  fonte

Uma dieta de água com pimenta e xarope não corresponde a uma dieta Viva Detox Vegana,  que é cheia de germinados, saladas maravilhosas e pratos exuberantes. Então, senhores de Harvard, se vão criticar, critiquem avaliando todas as possibilidades de uma dieta detox e não as mais extremas, que são claramente desequilibradas e completamente sem sentido. Já trabalhei em um SPA, no sul da Espanha, em que este protocolo era aplicado e tinha resultados absurdos, era servido apenas água com limão e um gomo de laranja, suco de pepino com salsão e este xarope de bordo com água. Fica em torno de 600 cal, as pessoas que aderiam a este protocolo queriam perda de peso rápida. Eu trabalhava na cozinha, preparando pratos incríveis com tudo orgânico e para estas pessoas era sempre entregue um copo de suco ralo. O que sempre achei um absurdo.



Modulação de vias metabólicas de desintoxicação usando alimentos e componentes derivados de alimentos: uma revisão científica com aplicação clínica

Nutriente importantes para detox

Alimento


Metionina

Nozes (especialmente castanhas do Brasil), Sementes (especialmente sementes de gergelim e abóbora), spirulina, soja. Leguminosas e grãos integrais (especialmente aveia)

Vitamina B12 

Suplementação ou produtos de origem animal. 

B6 

Carnes, nozes (especialmente pistache), alho, cereais integrais, sementes (especialmente sementes de gergelim e girassol), leguminosas (especialmente grão de bico e lentilhas) e ameixas. 

Betaine 

Quinoa, beterraba, espinafre, grãos integrais (especialmente centeio, kamut, bulgur, amaranto, cevada e aveia) batata-doce, feijão e leguminosas (especialmente feijão mug, feijão azuki, grão de bico e lentilhas), nozes (especialmente amendoim), sementes (especialmente sementes de girassol), espinafre, espargos, mostarda e abacate.

Magnésio 

Sementes de abóbora e sementes de gergelim, feijão (especialmente soja), nozes (especialmente castanhas do Brasil e amêndoas) e grãos integrais (especialmente amaranto)

Vegetais

Nutrientes

Legumes de Allium 

Astaxantina

Framboesa

Quercetin 

Legumes apiáceos 

Chrysin

Chá preto

Daidzein

Romã

Catechins

Mirtilo

Daidzein

Chá de camomila 

MCTs

Cítricos

Ácido elágico

Óleo de peixe

Ácido Ferúlico

Vegetais crucíferos

Genisteína

Café

Luteolina

Chá verde

Licopeno

Alho

Ferulic acid 

Ghee

Miricetina

Açafrão

Daidzein

Batata doce rocha

Legumes de Allium 

Alecrim

N-acetilcisteína

N-acetyl cysteine 

Chá de roiboos

Curcumin 

Chá de hortelã

Daidzein

Feijão preto

Ellagic acid

Chá de Honeybush

Ferulic acid 

Naringenin

Myricetin 

Laranja vermelha

Catechins ( incluindo EGCG)

Aspargos

Raíz de Chicória

Acerola fonte

* Este estudo mostrou diversos alimentos de origem animal que têm também estes nutrientes. Mas nosso foco é um detox vegano.

Dúvidas dos nossos alunos (vamos responder em formato de vídeo aula, na área do assinante)

Todos os meses escrevemos novos artigos, como este, sobe temas variados

Seja nosso membro para poder enviar suas perguntas, receber nossas respostas e ter acesso ao post por completo, vídeos, aúdios e cardápios.

Normalmente respondemos as perguntas em forma de vídeo.

1) Como é possível fazer Detox sem perder massa magra?

2) O que colocar ou não no suco Detox?

3) Dicas para um Detox pós festa; Detox dia a dia; como pensar o Detox, como e qdo aplicar e então ter as receitas em mãos.

4) Dicas de um cardápio detox.

5) Quais ingredientes usar a noite no detox?

6) Todas as pessoas precisam de um detox?

7) Qual das técnicas detox é a mais eficaz?

8) Existe um detox cientificamente comprovado?


Mania de falar mal

Quando um tema é muito popular é sempre bom seguir na onda

 Falar bem ou mal, não importa, o importante é falar do que todo mundo está falando.
Esta é cultura dos blogueiros (me incluo). 

O tema detox é super popular, então, falar sobre ele é sempre bom. O problema é que as pessoas falam sem referência e falam muita besteira.

Olha esta citação que achei em um blog super famoso:

Será?

Fazer sucos de vegetais e frutas tira deles os nutrientes mais importantes

Não é verdade.

Fazer um suco, ou seja, usar uma centrífuga, tira apenas as fibras e elas não são os nutrientes mais importantes dos alimentos. Têm sim sua importância, mas criticar sucos coados não é legal. Entendo que trocar todas as refeições por sucos coados por longos períodos pode não ser a melhor opção, mas os sucos centrifugados ou em máquina de prensa a frio são usados há décadas e existem muitos relatos de resultados positivos principalmente quando usados como uma primeira refeição do dia.


Conclusão

Por muitos anos, diversas técnicas foram usadas por curandeiros, raizeiros, médicos e pessoas que tentavam melhorar a saúde de outras pessoas ao longo da história da humanidade. A medicina, por outro lado, se desenvolveu e foi selecionando as técnicas que eram eficazes das que não passavam de métodos aleatórios de cura. 

Por não acreditar no processo seletivo da medicina moderna, muitas pessoas seguem outros caminhos, técnicas ancestrais, veja o livro de Daniel na Bíblia, 2.000 anos A.C., já havia orientação para que as pessoas vivessem dias a base de frutas, verduras e água e já se relatava melhoras se comparados aos que comiam e bebiam as comidas do rei.

Em um mundo de extravagâncias selecionar o que comer já traz benefícios. Essa seleção junto às técnicas, que muitos relataram melhoras e aumento do bem estar, fez surgir na história da civilização moderna o termo Detox. Um conjunto de procedimentos médicos não invasivos que prometem milagres e são vendidos pelos olhos da cara. 

A eficácia é duvidosa, porém muitos aderem e se sentem bem. Os que não sentem, não repetem e isso não fica registrado. Sendo assim, não se sabe ao certo, quais protocolos detox são mais eficazes para quem ou em que época da vida e para quais problemas de saúde precisamente. Dúvidas por dúvidas, a medicina tradicional também tem e nem por isso a ANVISA deixa de aprová-los.

Os terapeutas holísticos poderiam se aproximar das universidades para gerar resultados mais sólidos e a medicina tradicional poderia re-avaliar o estrago que faz com seus remédios, que as vezes causam mais efeitos colaterais que benefícios. O caminho do meio sempre foi um desafio para a humanidade. 

Uma dieta de 1.500 cal a 2.000 cal a base de vegetais, frescos, orgânicos, sem industrializados, colorantes, conservantes, espessantes, colorida e cheia de vitaminas, minerais, fibras e substâncias nutracêuticas é muito diferente de tomar um copo de água com xarope. Sendo assim, colocar tudo no mesmo balaio de gatos não me parece correto, honesto e prudente. 

Detox, sim, pode trazer benefícios. A dúvida da sua assertividade e incerteza dos resultados não podem invalidá-lo. Muito pode ser feito para levar de fato saúde àqueles que precisam, por ambos os lados da medicina, tanto a tradicional quanto a holística.


11Então Daniel disse ao encarregado designado pelo chefe dos oficiais para cuidar de Daniel, Hananias, Misael e Azarias: 12“Peço-te que faças uma experiência com os teus servos por dez dias, dando-nos apenas legumes para comer e água para beber.13Depois compare a nossa aparência com a dos jovens que comem as iguarias da mesa do rei, e trate os teus servos conforme a tua própria observação e juízo.… Livro de Daniel, Bíblia Sagrada.



Profissionais que contribuíram com esta postagem

Médicos, nutricionistas e colegas de profissão


"

Chef de Cozinha, coordenador do site Comida Ecológica, Presidente do Instituto Ecológico, Engenheiro Ambiental formado pela PUC-Rio, Autor do Livro Suco Vivo.


Instagram: comidaecologica


Daniel Francisco de Assis Coordenador deste site

"

Escritora, nutricionista, mestre e doutora em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo e tem pós doutorado em Neurobiologia dos Ritmos Circadianos pela Universidade Louis Pasteur na França. É a idealizadora de um projeto de divulgação científica cheio de bom humor chamado Dieta Científica.
www.dietacientifica.com/shop
E-book: E-book A melatonina não serve só para te fazer dormir
Instagram:
@dietacientifica
Youtube: Dieta Científica


Rosana Dantas blogger

"

- Medicina
-Cirurgial Geral – Real e Benemérita Beneficência Portuguesa de São Paulo
-Neuro Psico Imuno Endócrino Fisiopatologia Adaptativa e Otimização Neuro Psico Física, pelo Instituto Rinaldi & Fontana na Itália.
- Ciências do Envelhecimento Saudável e homeostase hormonal
- Ciências da Longevidade Humana e Fisiologia Hormonal
-Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia
- Metabologia do Esporte e Obesidade
- Medicina Integrativa pela Universidade de Uberaba
- Practioner em BODORT- Bi-Digital O’ring Test - baseado em Medicina Japonesa
- Master Health Coach em em Saúde Integrativa Sistêmica
- Treinamento Internacional Unleash The Power Within – New York com Antony Robbins.
-Treinamento Desperte Seu Poder pelo Instituto Brasileiro de Coaching
- Pós graduanda em Biofísica Quântica e terapia ortobiomolecular


Dra. Roberta Genaro Médica

Artigos

links abaixo:

https://academic.oup.com/jnci/article/94/21/1648/2912294

https://academic.oup.com/advances/article/7/6/1111/4568672

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4488002/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25522674

https://academic.oup.com/qjmed/article/104/12/1103/1545294?searchresult=1

https://academic.oup.com/advances/article/7/6/1111/4568672

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3239317/

https://bv.fapesp.br/namidia/noticia/15059/po-acerola-verde-serve-enriquecer/


Livros:

http://books.scielo.org/id/35m/pdf/nascimento-9788523209070.pdf


Seja nosso assinante e tenha acesso a estes tópicos:


Cardápio Detox

Lista completa dos artigos 

Receitas Detox (veja este vídeo)


Acesso a contribuição de mais dois profissionais do detox


Ou inscreva-se em nosso Curso Escola de Detox

Escola de Detox

Curso Vivencial

Últimas vagas

Daniel Francisco de Assis
 

Engenheiro Ambiental pela PUC-Rio Chef de Cozinha Viva Vegana Detox Coordenador do Projeto Comida Ecológica Presidente do Instituto Ecológico Autor do Livro Suco Vivo Estudante da Alimentação Viva a mais de 15 anos, já trabalhou nos mais renomados centros de Detox e SPAs da Europa. Já administrou programas detox na Espanha, Inglaterra, Bahamas, Emirados Árabes, EUA e em quase todos os estados do Brasil.

Deixe seu comentário!

  • Daniel Francisco de Assis Daniel Francisco de Assis says:

    Deixe aqui sua dúvida

  • >

    Escola de Detox no Carnaval

    Seja avisado quando as inscrições abrirem: