Moringa

Video 1 de 4

Video 2 de 4

Curso mais completo PANC do Brasil

  • Momentos gastronômicos nos melhores restaurantes de Manaus
  • Aulas de Culinária 
  • Passeio turístico
  • Aulas de reconhecimento de PANC com a maior autoridade no assunto do Brasil

Video 3 de 4

Restam 2 vagas

Video 4 de 4

O vídeo acima feito pelo Dr. Juliano teixeira mostra as propriedades da moringa de uma forma completamente equivocada. As vitaminas provenientes dos animais, não tem a mesma absorção que as de origem vegetal. Sendo assim dizer que a Moringa tem mais cálcio que o leite e mais proteína que a carne, são informações como esta que levaram a Anvisa a proibir produtos da Moringa. 

Não existe planta milagrosa por si só. Ela precisa estar em um contexto, outro erro gravíssimo que o médico comete é dizer que vai fornecer uma dosagem exata ou correta em para ser consumida de Moringa. 

1º - Médico não tem que dizer quanto alguém tem que comer de algum tipo de alimento. Isso é papel de nutricionista.

2º - Não existe dose perfeita para duas pessoas, imagina para uma população inteira. Quando seu nutricionista te avalia, ele precisa ver seus exames, para poder quantificar a dose de um alimento e assim equilibrar seu cardápio que dever ser somente seu. 

3º - Moringa sim é rica em muitas coisas, porém fica a dúvida, somente pelo fato de ser rico em algum nutriente significa que você deveria consumir este alimento todos os dias.

Vamos ao exemplo da castanha do Pará que já virou moda por ser riquíssima em selênio. Estudos mais recentes deixaram claro que comer mais que quatro castanhas da Amazônia por dia pode ser prejudicial, justamente pelo excesso de selênio.

4º - O segredo é a diversidade alimentar.

Sensacionalismo nutricional

A planta ficou famosa por ser rica em nutrientes. Em 100 gramas de moringa, há a mesma quantidade de cálcio de 1,6 litro de leite; a mesma quantidade de ferro de 1 kg de espinafre; a mesma quantidade de vitamina A de 1,3 kg de cenoura; a mesma quantidade de potássio de 4 bananas. A moringa também é rica em vitaminas do complexo B e tem propriedades antioxidantes. fonte

Panacéia oleífera

Dicionário: 

panaceia /éi/ substantivo feminino

  1. 1. planta, beberagem, simpatia, ou qualquer coisa que se acredite possa remediar vários ou todos os males.

  2. 2. FIGURADO (SENTIDO)•FIGURADAMENTE o que se emprega para remediar dificuldades.

Enquanto criarmos Deuses, vamos criar demônios.

Na mesma medida que estas plantas são chamadas de milagrosas, elas deixam de ser da noite pro dia.

O foco deve estar na diversidade alimentar, variedade, alimentos fresco e minimamente processados.

Claro que o eterno duelo entre a industria farmacêutica e os fabricantes de suplementos está longe de acabar. Uma planta que nutri e soluciona problemas de saúde pode realmente causar incômodos. 

O fato é que é um assunto complexo e que merece mais atenção, por partes das agências reguladoras e das universidades que sofrem para desenvolver pesquisas sólidas para ajudar a sociedade.

Moringa sim, é um alimento incrível usando em grandíssima escala em países africanos a séculos, ajudando a matar a fome onde a fome existe de fato e não é um modismo caro em forma de cápsulas. 

O melhor de tudo é que ela é de fácil cultivo e deveria estar em todas as praças públicas deste país. Suas folhas podem ser usadas em salada, sucos e seu sabor é próximo de uma rúcula.

O uso de suplementos está proibido pois promete a cura de todas as doenças inimagináveis. O uso da planta, não está proibido.

Quer saber mais sobre outros assuntos, veja os posts abaixo.

Gostaria de ir para Manaus e comer PANC pelos cotovelos? Provar pratos incríveis e voltar cheio de mudas hahaha? Bora, clique aqui.

Daniel Francisco de Assis

Daniel Francisco de Assis

Engenheiro Ambiental pela PUC-Rio Chef de Cozinha Viva Vegana Detox Coordenador do Projeto Comida Ecológica Presidente do Instituto Ecológico Autor do Livro Suco Vivo Estudante da Alimentação Viva a mais de 15 anos, já trabalhou nos mais renomados centros de Detox e SPAs da Europa. Já administrou programas detox na Espanha, Inglaterra, Bahamas, Emirados Árabes, EUA e em quase todos os estados do Brasil.

  • Avatar LUCIA VALESKA HADELICH DE FERREIRA disse:

    Excelente!
    Grata!

  • concordo são comentarios descabiveis

  • >

    Gostaria de receber nossas receitas?