Gratidão a você, 2018

Na minha opinião...

15%
Agradecem o que tem
95%
das pessoas reclamam pelo menos 40 vezes ao dia
1%
das pessoas são capazes de agradecer em situações ruins

Neste post vou contar o porquê tenho muita gratidão por este ano, que muitos dizem ter passado rápido, mas pra mim aconteceram tantas coisas que parece que foram dois anos em um ou seja, na minha opinião, este ano teve 730 dias.

Convido você a escrever qual foi a lição que mais te marcou neste ano nos comentários, compartilhe conosco. 

Vamos lá então:


O que vou falar neste post:

1) A vida é curta

2) Imprevistos ocorrem e como proceder quando um voo atrasa

3) Flexibilizar demais não é bom

4)Conheça o site dos alunos do Curso Chef Ecológico

5) O que outros aprenderam 

1) A vida é curta

Neste ano 3 familiares lutaram contra o câncer, 2 deles estão lutando ainda. O câncer é uma doença tão enigmática que ela, por si só, já deveria ser objeto de estudo. As consequências de descobrir que se tem um tumor mexem em todos os aspectos da vida. Emocional, espiritual e mental. Tudo sai do lugar. 

O fato é que não é fácil lidar com esta doença. Ela é, ao mesmo tempo, banalizada por muitos e respeitada por outros. O que se sabe é que ela bate à porta de qualquer um, não importa cor, religião, sexo ou classe econômica.
Não foi apenas João de Deus que ficou rico vendendo a "cura do câncer", afinal esta é a enfermidade que mais movimenta dinheiro no planeta. 

Não existe ninguém em sã consciência que garanta a cura de algum dos mais de 200 tipos de câncer. Não sei se existe câncer de cabelo, mas existe tipo de câncer que vai da ponta da cabeça ao seu dedão do pé. Alguns mais agressivos e outros menos. Não importa, ele vai te jogar no chão, te fazer repensar a vida e você vai tentar achar os porquês de você ter sido o escolhido. 

O melhor é não saber o porquê e sim o pra quê. Bateu à sua porta, então, aceite que dói menos. Depois de tudo, entenda em que esta terrível doença pode te motivar a ser uma pessoa melhor. 

Hoje milhões de circunstâncias podem desencadear o câncer, tente minimizá-las, pois prevenir sempre será a melhor postura.

O que tenho para te dizer é: Viva a vida a cada dia, seja feliz e planeje seu futuro. Essa atitude, com certeza, vai te motivar a querer viver e a não se entregar a nenhuma doença, pois você mais que ninguém sabe se sua velhice será boa ou ruim. Se organizou financeiramente, espiritualmente e emocionalmente? Não ache que ao chegar aos 60 isso irá acontecer naturalmente, assim do nada. Alimentação é prevenção, para ela ajudar no processo de cura, tem ser cardápios muito bem elaborados para cada tipo de câncer, mas pelo que vi em 2018, sim pode ajudar.

Meditar é uma prática assim como escrever. Precisa treino, prática e dedicação.  Se desapegar das coisas é um treino semelhante a correr 25km, ter calma e auto controle não chega ou se desenvolve com a idade. 

Então 2018 me ensinou que planejar a vida é tão importante quanto vivê-la. 
Se você planeja, você joga para o universo que quer chegar longe. 
Claro que isso não significa viver preocupado, mas sim ocupado em planejar onde quer estar, com quem quer estar e como quer estar. 


2) Imprevistos ocorrem, mais especificamente nos aeroportos, aviões atrasam e voos são cancelados o tempo todo

Este ano eu quase perdi um evento super importante que organizei em Manaus, por pouco mesmo.
Cheguei ao destino final 4 dias após o início do evento. 
Então queria compartilhar com você coisas que aprendi e que podem te ajudar.

a) Se o evento é extremamente importante, compre as passagens para chegar pelo menos 24h antes do início dele. Pois imprevistos sempre acontecem, o clima muda e quando um voo apresenta problemas todos os seguintes irão sofrer consequências também.

b) Procure o guichê da companhia que lhe vendeu as passagens o mais rapidamente.

c) Você possivelmente será jogado de um lado para outro e será tratado muito pior do que gostaria. 
Darão informações erradas, contraditórias e equivocadas. Então, escute apenas informações provenientes da empresa contratada e saiba que mesmo eles irão cometer erros. 

d) Quando chegar ao guichê, nada mais importa, nada. Nem sua vida pessoal, o que perderá, os problemas que terá com o atraso do seu voo, nada importa mesmo.
Seja educado, calmo, fale baixo e sorria.
Todo mundo tratará mal os atendentes e se você tratá-los bem, juro, terá grandes chances de chegar à casa/destino antes de todos.

e) Pegar o voo que te derem, mas peça, óbvio, que seja o mais próximo possível.
Não fique impondo escolha como número de escalas, horários, nada, se escolher demais, você perderá a oportunidade de pegar as últimas vagas que restam. 

d) Seja rápido em buscar o balcão da empresa, todos querem a mesma coisa que você, então, seja pontual, eficaz e direto. 

e) Vamos as dicas mais importantes, tudo dependerá de quanto seu voo atrasou. Se foi muito, pouco ou bastante. Juridicamente você será amparado com transporte, alimentação, internet, área vip* e hotel, mas isso nem sempre será informado. Se você estiver com as suas malas, as coisas podem complicar ainda mais, mas vou falar disso depois.

f) Juridicamente você poderá comprar uma passagem para ir para onde quiser, desde que seja o seu destino inicial, e a empresa te reembolsará, mas isso somente na justiça.
Pense se vale a pena. Eu vi uma família, que tinha 4 pessoas e 4 passagens no cartão de crédito, sem previsão de ressarcimento. Vi pessoas fazendo isso, eles não aceitaram o horário que foi oferecido, compraram passagens, na mesma empresa ou em outras, e seguiram suas vidas. Neste caso, é necessário avaliar se você tem direito a usar hotel, taxi etc da companhia que estragou sua viagem.

Atenção: A empresa diz que em um determinado horário e dia, que te interessam, não tem vaga e mesmo assim a Decolar, por exemplo, estará vendendo estas mesmas passagens. Normal. Empresas online podem vender voos mesmo "não tendo vagas". Se você precisa ir embora e pode comprar, compre e depois entre na justiça.

g) Como assim "não tem vaga"
Sim, no sistema mostra o número de vagas disponíveis. Alguns atendentes nunca irão te colocar em um voo que mostra ZERO vagas, mas outros atendentes sim. O que pode mudar toda a dinâmica aqui é a sua edução para com eles.
No meu caso estava escrito "2 vagas disponíveis" e mesmo assim o meu atendente não queria me colocar no voo, que a princípio era menos prejudicial para meu compromisso, pois o que tinha sido oferecido antes desse era de 4 dias depois do meu voo contratado inicialmente.

h) Por mais cansado que esteja resolva o quanto antes sua remarcação. Não vá para o hotel e nem não vá comer alguma coisa. Isso muda tudo. 

i) Mudaram seu voo para um horário terrível, 2 dias depois? Calma.
Respira, pois existem muitas outras opções.
A que mais me serviu foi estar na lista de espera 5min antes de o voo fechar os passageiros.
Eu fui para o hotel, que me ofereceram, tomei um banho, dormi 15 min e voltei.
Achei vaga em um voo que tinha no mínimo 20 poltronas vazias, vai entender.
Sim, tente sempre antecipar o voo mesmo tendo em mão a data e horário do seu voo já fechados.
Chegar antes de todos e falar no guichê de antecipação é crucial.
Não são todos que podem antecipar seu voo, então descubra onde fica o guichê específico.

j) Como disse eles não dizem tudo a que você tem direito, então, grave em vídeo tudo que pergunta e tudo que respondem, isso é valioso para caso tenha que ir à justiça por danos morais. 

k) Se vai viajar a trabalho, peça que o teu contratante te notifique todos os problemas que sua ausência está causando. Custos de contratação de terceiros, gastos que a empresa está tendo para tentar te substituir.
Ninguém te dará nada por escrito, então grave vídeos, tire fotos, mostre documentalmente como a empresa está tratando o seu caso. 

l) Ação coletiva, nem sempre é uma boa. Repense sobre isso.

m) Você terá acesso a um voucher da área vip, onde poderá tomar banho (não oferecem toalha), acessar  a internet que "funciona", comer e descansar. Mas, se estiver com malas para despachar, não poderá acessar.
No meu caso, eu não sabia que horário seria meu voo, pois eu tentaria antecipar, então, não pude fazer o chek in e, consequentemente, não pude acessar a área vip.
Se não teve acesso a internet, reporte, grave vídeos, pergunte o nome de quem está falando em nome da empresa contratada, nome completo e número de registro, para incluir isso na documentação.
Eles não informarão oficialmente que não está funcionando a internet. Então, terá que gravar vídeos etc.
Quanto mais registro tiver do caos que está passando, maiores serão suas chances de recuperar as perdas com esta história.

n) Quando voo atrasa por problemas climáticos, eles avisam, mas quando é problema de organização, ele nunca dizem qual é o motivo do atraso.

o) Crie um grupo de zap com as pessoas envolvidas, que estão perto de você, compartilhar informações sempre é útil.

p) Documentado tudo, chegou à casa depois de tantos problemas, avalie se vale a pena procurar a justiça. Mas procure somente se foi negado algum tipo de direito seu.
Se você recebeu tudo que a lei garante, será complicado ganhar a causa.
Se você foi atendido com desorganização e descaso, procure seus direitos.

3) Flexibilizar demais não é bom

Este ano eu resolvi flexibilizar, aceitei fazer coisas que nunca me permiti e não gostei muito do resultado. 

Em 2018 eu descobri que estar atendo é muito melhor que viver desatento.
Como me dediquei mais ao mundo online passei a trabalhar mais em casa.
Amo estar em casa, principalmente depois de ficar tantos anos viajando.
Amo minha casa e tento torná-la um templo sagrado, para onde somente chamo quem eu realmente gosto de estar perto. 

Ser crudívoro não é fácil.
Gravei um vídeo esta semana para a Área Membro do meu site, veja mais sobre este fantástica forma de se conectar mais conosco, clique aqui.

Em um trecho deste vídeo falei sobre a capacidade de ampliar suas possibilidades na dieta e os problemas de restringir.
Quando escolhemos o crudivorismo, restringimos tanto que a primeira consequência é positiva, pois tudo que faz mal é eliminado e passamos a consumir apenas alimentos ricos em nutrientes de alta qualidade. Então, o resultado não tem como ser outro.
O problema são a vida social e as viagens, pois temos que parar de comer por não acharmos escolhas viáveis.
Ai, ocorre justo o efeito contrário do excesso de restrição: a desnutrição. Quando ela bate à nossa porta, não gera doenças ou cansaços, mas sim fome e saudade de comer determinadas coisas que não sabemos o porquê.
Então, surge o grande dilema do crudívoro, me restrinjo mais ou flexibilizo?

Eu resolvi ampliar demais, voltei a comer farinhas, queijo às vezes e até bebida alcoólica. Consequência clara, ganhei peso e voltei a sentir o que sentia antes, sensação de peso após comer, cansaço etc.

Cansei de flexibilizar, vou tentar o caminho do meio novamente.
Obrigado, 2018.
Você foi tão marcante na minha vida que chamaria meu próximo cachorro de 18. 

4) Conheça o site dos alunos do Curso Chef Ecológico

Este ano foi também um ano incrível pelos cursos que tivemos no meu novo espaço.

Cozinha ecológica

O último curso teve uma característica interessante, os alunos fizeram os seus próprios sites:

www.mireladamata.com.br

www.claugomes.com.br

www.nutri.eco

www.comidaderaiz.com.br

Vamos abrir 2019 com um curso muito legal em Março, de 2 a 10.
Será no carnaval, o primeiro curso vivencial Detox do Brasil. 

Você montará uma empresa Detox em 10 dias e começará, já no primeiro dia de curso, vendendo seus serviços com a minha orientação.

5) O que outros aprenderam 

Qual vi a capa da revista Época 24/12, tive que comprar, era justo o tema desta postagem mas escrito de outra forma:

O que aprendi em 2018, 72 personalidades compartilharam o que aprenderam.
A página que pode pular é a fala dos políticos, eles são incapazes de dizer 10 linhas de verdades, compartilhar o que realmente aprendera, com outras pessoas, para que seus erros e acertos ajudassem mais pessoas. Porém algumas me chamaram muito a atenção:


Renato Terra

Empoderamento

A Novidade de 2018, foi o empoderamento dos youtubers.

Joaquim Barbosa

Precisamos de novos pensadores

Aprendi que são sérios os sinais de esgotamento ... dos modelos constitucionais concebidos nos século XVIII a partir das ideias .... de Locke, Montesquieu, Rousseau, Madison e Hamilton

Gabriel Medina

Manter o foco

O principal foi me manter focado, concentrado, treinando duro e sempre acreditando em meu objetivo. Acho que este é o maior desafio de minha geração.

O que podemos refletir com estas falas?

Nestas três falas, deixo claro minha opinião, vemos que sim a internet veio para mudar tudo.
Um menino pobre, nordestino e feio perante os parâmetros estéticos sociais tem mais audiência que um canal de televisão multibilionário.
Joaquim me mostrou que precisamos de novos intelectuais, mas a escola não permite o desenvolvimento de intelectuais super heróis. As crianças ricas são adestradas a continuar a crescer a fortuna de suas famílias, as crianças pobres lutam por nutrientes para conseguir pensar.
Sabe, Joaquim? Se os grande pensadores históricos não geram mais mudanças é pelo simples fato de que o mundo mudou e precisamos soluções atuais.

Eu aposto em mudanças locais, pontuais e individuais. Acredito ser esta a única forma de mudarmos o atual plano caótico e egoísta em que nos encontramos.

Meu querido Medina, sinto a mesma coisa que você. A perseverança desta geração para conseguir algo dura menos que a memória de um peixe.
Sim, eles querem os resultados, mas não aceitam passar pelo treinamento.
Manter o foco é tão impossível quanto não se encantar com o primeiro som enviado de marte. 

A feira livre da minha cidade, que historicamente sempre foi de agricultores, está mais para uma central de sub-distribuição de grande fazendas de mono-culturas.
O problema da fome não é os transgênicos causarem ou não câncer, mas sim este modelo ultrapassado de produzir uma única coisa.


Os jovens se tornaram especialista aos 13 anos.
O novo modelo escolar tirou as disciplinas "não importantes" e deixa o jovem escolher o que tem vocação sem ter contato com todas as áreas, pois ele não tem cérebro para estudar 3 áreas distintas, é pedir muito.

Moreira Franco

Pedra

Não foi por falta de Pedra que a idade da Pedra acabou.

Fecho este post com a fala do Ministro de Minas e Energia...

 a tecnologia fez com que a pedra perdesse o valor para o metal, assim como o petróleo vai perder para a energia eólica e outras fontes renováveis. 

Sempre achei que o petróleo iria acabar e então mudaríamos. Não é assim e nunca foi. Os atentos observam o movimento e mudam, os enraizados ficam congelados e ficam esperando uma situação externa. 

Convido-te a uma mudança em todos os aspectos da sua vida, prove novas formas de amar.
Fiz isso este ano e nunca me senti tão apaixonado pela minha companheira, sendo que teoricamente deveria ser o oposto. Existe muitas formas de ser família.

Quando você se abrir para novas possibilidades encontrará novos caminhos, que irão tornar sua vida mais alegre e empolgante.

Comer alimentos diferentes, não irá te fazer perder a fome.

Começar a gostar de novas coisas, não te fará esquecer o que sempre amou, apenas aumentará seu leque de escolhas.

Definição de insanidade

Tomar as mesmas atitudes e esperar resultados diferentes

Prove o diferente. Ele pode ser muito melhor que imagina.
Sim, o que está bom pode melhorar e muito.

Já se imaginou cozinhando de uma forma diferente?

Parar de comer o que come, simplesmente por que te ensinam que é o certo?

Te convido a mudar pelo menos um hábito na sua vida e se for o uma nova forma de cozinhar me chama, que podemos entrar neste universo juntos.

Escola de Detox

Curso Vivencial

Curso Detox Delivery, Personal Chef, Personal Cook


VOCÊ VAI ENTREGAR COMIDA PARA CLIENTES DE VERDADE, VAI CALCULAR PREÇOS DE VERDADE, COBRAR DE VERDADE.

Daniel Francisco de Assis
 

Engenheiro Ambiental pela PUC-Rio Chef de Cozinha Viva Vegana Detox Coordenador do Projeto Comida Ecológica Presidente do Instituto Ecológico Autor do Livro Suco Vivo Estudante da Alimentação Viva a mais de 15 anos, já trabalhou nos mais renomados centros de Detox e SPAs da Europa. Já administrou programas detox na Espanha, Inglaterra, Bahamas, Emirados Árabes, EUA e em quase todos os estados do Brasil.

Deixe seu comentário!

>

Escola de Detox no Carnaval

Seja avisado quando as inscrições abrirem: