Gratuito
Video/Texto

Imunidade Verde

4 Capítulos 29 Aulas Intermediário

Sobre este curso

Variedade Alimentar

Um dos problemas mais comuns da agricultura moderna são as pragas, elas destroem plantações e surgem do nada, assim como as pandemias. Agricultores gastam milhões para solucionar os problemas quando novas pragas surgem, mesmo o ministério da agricultura fiscalizando os aeroportos a fim de evitar que novos insetos ou fungos invasores entrem no Brasil mas, mesmo assim, eles entram e causam muitos prejuízos.

Por que monoculturas são mais sucetíveis a pragas? Por uma simples razão, elas são pobres em diversidade, sendo boas nas mesmas coisas e possuindo os mesmos pontos fracos.

Imagine um artista que precisa pintar um quadro e ele somente tem um tipo de pincel, agora imagine um artista com 45 tipos de pincéis, esse terá muito mais ferramenta para criar uma obra de arte. Multiculturas ou sistema de plantio como agroflorestas são mais fortes pois apresentam diversidade, inimigos naturais das pragas. Insetos que defendem as plantas das pragas invasoras. 

Nosso organismo é a mesma coisa. Se ele apenas tem como fonte calórica trigo, tomate, arroz, feijão e milho, ele não possui as ferramentas para se defender de invasores, não tem organismos protetores os quais são chamados de flora intestinal. Hoje a humanidade é uma monocultura pobre de vida e nutrientes.

Bilhões de pessoas comem apenas 15 plantas como arroz, milho, trigo, feijão e alguns mais. Ou seja, estas mesmas bilhões de pessoas sabem se defender dos mesmos germes e não sabem se defender das "mesmas pragas".

Não existe comprovação de que probióticos ajuda na defesa contra vírus, mas eles são bons ao ataque de bactérias. Se sofremos um ataque de vírus e o nosso corpo não precisa se preocupar com bactérias invasoras ele pode dedicar mais energia para se defender de vírus. Mas, se temos uma flora pobre e não comemos alimentos ricos em anti-oxidantes e vitaminas ele tem que se virar com um quadro de desnutrição e ainda de um ataque invasor. Por esse motivo, pacientes com doenças crônicas se mostram mais fracos em relação aos ataques de vírus, pois eles já estavam com o sistema imunológico super ocupado. Quando falamos de variedade alimentar, nada mais efetivo que Plantas Alimentícias Não Convencionais. Vamos introduzir as PANCS em quase todas as receitas deste programa. Muitas delas não somente são fantásticas para melhorar seu sistema imunológico, mas também possuem propriedades anti-câncer.

Fonte

Alimentos frescos

Acredito que não precisa de muita explicação. Alimentos frescos contém mais nutrientes em quantidade, melhor qualidade e mais potentes. 

Alimentos industrializados além de já perderem parte dos nutrientes ou, em alguns casos, a sua totalidade, eles contém conservantes, corantes, aromatizantes, espessantes, etc...

Além de frescos, priorize alimentos locais que terão ainda mais nutrientes.  

Claro que alimentos orgânicos sempre serão uma ótima opção, mas caso não tenha acesso, não se preocupe, produtos de origem animal sofre uma bioaculação de toxinas muito maior que os vegetais. Mais vale comer frutas e vegetais com agrotóxicos do que produtos como carne, peixe e carnes processadas, pois além de conterem resíduos de agroquímicos, contém metais pesados. 

Sementes germinadas, gramas de girassol e de trigo são ainda mais interessantes que alimentos frescos, pois você vai colher em plena energia vital e não tem nada mais local e fresco que um alimentos plantado na dentro da sua própria cozinha.

Ter sua própria horta de vegetais seria o perfeito em qualquer dos cenários.

Clique abaixo para ir para a próxima aula. 

Learn more
  • Agora compreendo. Realmente já vi todas as aulas. Perdoe meu equivoco. Estou gostando muito das aulas e pretendo fazer o curso, porém tenho que esperar um pouco por motivos financeiros. Em breve me escrevo. Obrigado

  • Estou a adorar. Gratidão de Portugal..( Não encontro o pdf dos germinados. )

    Obrigada.☺

  • Boa noite! Poderia explicar melhor como é feito o processo da PANC taioba? muito obrigada

  • Qual processo?
    Culinário ou identificação?

    Culinário:
    Cozinhe e depois refogue. Não pode comer cru.

    Identificação:
    Ela tem a folha cortada, e o talo tem que ter um tipo de talco.

    Basicamente isso.

  • Gosto muito e coloco em prática os seus ensinamentos.Minha gratidão.

  • Eu tenho teu livro Suco Vivo q comprei tem mais de 4 anos! Resolvi realmente abrir pra ler e me deparei com um link pra cadastrar e ter acesso a vídeos relacionados à receitas do livro. Só que os links não existem mais :( !
    Aí encontrei este outro site. De que forma acho os vídeos sobre as receitas de germinação, suco de luz etc? Obrigada
    KatiaC

  • Olá,

    Estes links se perderam ao longo dos anos, não temos mais como disponibilizá-los.

    Este livro não esta mais a venda.

  • Pen
    >