• Home
  • Blog
  • Comida Ecológica em Dubai – Curso de Alimentação Viva

Comida Ecológica em Dubai – Curso de Alimentação Viva

2 comments

Sem dúvidas uma das experiências mais incríveis que já tive na vida, mas não pelos motivos tradicionais, não pelos prédios incríveis, pelos pontos turísticos de outro mundo, mas por conhecer as melhores especiarias do planeta, as melhores ervas e tâmaras que jamais provei.

Dubai produz alimentos no deserto com a água dessalinizada, imagina o custo? Os mercados tem comida do mundo inteiro, nunca vi tantos vegetais diferentes. Quando gravei este vídeo eu estava fazendo compras para um jantar na casa de um cliente que morava no 95º andar de um prédio de 120 andares.

Quando escutei sobre Dubai fui buscar no Google, poderia jurar que era de mentira. Nunca moraria em em uma cidade assim, mas amei conhecer. Até você ver, com os próprios olhos, é difícil de saber se as fotos são reais ou não.

Como foi minha viagem a Dubai?

Fui a convite de uma amiga de infância, Ana Garcia, ela tinha interesse em melhorar sua alimentação e de quebra ela estava olhando este universo da alimentação vegana como uma alternativa financeira. Ela trabalhava em Dubai e estava bem estabelecida mas era apaixonada por alimentação saudável. Depois que fui para Dubai, ela largou tudo, fez um curso de culinária viva nos EUA e está trabalhando como Personal RAW Chef e sua agenda está lotada.

Fiquei no total 3 semanas em Dubai, aluguei um carro e conheci muitos cantinhos super interessantes. Claro os Shopping Centers que são bizarros de grandes com até pista de esqui.  Loja de ouro lá é igual loja de pão de queijo em MG. Porém o que mais gostei foram as lojas de especiarias.

Nadei no mar quente do Golfo Pérsico, fiz uma travessia de 2km, via apenas blocos de concreto ao fundo e algas marinhas começando a povoar as  fissuras das "pedras". Tudo em Dubai é de mentira, ilhas, cachoeiras, lagos, rios. Tudo foi construído a partir de um grão de areia, literalmente, um grão de areia misturado com petróleo. 

O que fui fazer em Dubai?

Abrir portas. Sempre que sou chamado para ir a um lugar que nunca estive não coloco muitas condições.  Vejo o que está sendo oferecido, vejo se minha agenda não está em conflito com outros eventos e aceito sem perguntar muito.

Não tínhamos um plano definido, apenas pessoas que acreditavam no meu trabalho e achavam que naquele país muitas portas poderiam se abrir e todos envolvidos no projeto inicial poderiam beneficiar-se.

Sempre que vou para um lugar que nunca estive, tenho a estratégia de gerar 3 tipos de eventos:

Gratuito - totalmente grátis (normalmente uma palestra com algum tipo de degustação)

Simples - mais barato (quase sempre um curso mais básico, 4 a 6h de duração)

Completo - preço elástico ( pode ser um detox de 5 dias, um curso privado, várias possibilidades podem surgir neste 3º tipo de serviço)

Como foi feito?

Uma vez definido os 3 tipos de serviço eu defino as datas, normalmente sexta, sábado e domingo. Sendo que o mais completo eu deixo para domingo.

Claro que em Dubai eu tive outra estratégia como eu estaria lá por 3 semanas, minha idéia era que na última semana seria o meu serviço mais completo, 5 dias de Detox.

Tudo começou com uma palestra, mas o dia escolhido foi em uma quarta feira, pois todos que tinham sido contactados gostavam de sair no final de semana. Observe os hábitos culturais da cidade que está, da população, no seu entorno, um dos maiores erros que as pessoas comentem quando querem vender algo ou ajudar pessoas é não perguntarem antes duas coisas simples:

O que seu público precisa

Para quando ele precisa

Então começamos nossa divulgação, uma palestra super legal, com informações relevantes e uma degustação das "quase" melhores receitas, esta é a chave do que acredito ser a melhor estratégia para começar um empreendimento. 

Por que "quase melhores receitas"?

Simples, as melhores tem que ser quando as pessoas te contratam.

Nem sempre as coisas saem como planejado, estar preparado para o fracasso é tão importante quanto estar preparado para o sucesso e não posso dizer que foi um fracasso. A única coisa que não deu certo foi ministrar um detox no final da temporada em Dubai, mas foram ministrados:

- 3 cursos de culinária, um em inglês, um em espanhol e outro para brasileiros em Dubai;

- 1 jantar para duas clientes, foi super importante, pois abriu muitas outras portas;

- 1 almoço para 20 pessoas; o evento mais lucrativo de todos. 

Seja nosso aluno do Curso Chef Ecológico e conheça nossas dicas de como começar a empreender

O que aprendi nesta incrível viagem

Aprendi que os melhores restaurantes não estão a beira mar onde os turistas comem. Os melhores são onde os funcionários dos hotéis, operários frequentam; eles ficam deserto a dentro. São os verdadeiros restaurantes Indianos, Tailandeses, Marroquinos, além de serem super baratos são mais autênticos gastronomicamente falando. Comida de verdade assim como cada cultura está acostumada. 

Nunca durma do lado de fora, na varanda, para evitar o ar condicionado. Vai acordar cheio de areia do deserto e de quebra as 5am vai dar um pulo de susto quando a mesquista mais próxima começar as atividades. Eles tem os melhores e mais altos alto-falantes que já escutei na vida e não começam devagarinho, com um mantra, promovendo a meditação, o tom de abertura parece ser o mais alto. Dei um pulo que quase cai da varanda.

Não deixe de provar os mais de 30 tipos de tâmaras e traga pelo menos 50 dos 500 tipos de especiarias. Mas se fizer isso, traga em embalagens comerciais e lacradas ou o Ministério da Agricultura vai jogar tudo fora. 

O que mudou na minha carreira, por ter ido para Dubai?

Eu trouxe uma mala de temperos, usei eles por um ano. Comprei uma geladeira apenas para guardar os tantos temperos que trouxe. Em vários jantares gastronômicos que promovi pude apresentar sabores incríveis e inusitados e responder com todo orgulho, trouxe de Dubai. Gastronomia é entretenimento, as pessoas gostam de provar coisas malucas de outros países. Conhecer restaurantes internacionais autênticos para depois tentar copiá-los na versão saudável é outra quando coisa quando se provou a comida original. Bagagem gastronômica se adquire provando coisas e não lendo em livros.

Depoimentos dos meus alunos em Dubai

Daniel,
Adorei conhecer você e todos os seus ensinamentos!! Espero me tornar uma pessoa melhor a partir de agora. Você nos abriu os olhos. Até a volta! Em breve! Beijo. Paula S.

​Querido,
Adorei te conhecer; suas receitas são fantásticas!!
Mago dos potinhos!
Sucesso sempre!!
Mil beijos
Sabrina

Daniel, virei sua fã de carteirinha. Queria você todos os dias!!! Rssss. Adorei o grupo e sentirei saudades dessa turma mega dedicada.
Bjos e mais sucesso em 2013.
Torcendo muito pela sua vinda definitiva pra cá!!!

Super informativo curso sobre comida ecológica. Deu uma super base de conhecimento para fazer os sucos, o que comer para lanche, como fazer saladas e mix de vegetais, sopa e sobremesa. Adorei! Super fácil e rápido de preparar e muito nutritivo.
Obrigada pelo treinamento e carinho Daniel.
Simone - Dubai - 23/10/2012

Curso maravilhoso, ultra-produtivo, com impacto imediato na alimentação, enfim é maravilhoso saber que pode-se comer muito bem somente com verduras, legumes e frutas. Mudanças radicais a serem feitas. Boa sorte Dani trabalho excelente.
Christiane Williams, Dubai 23/10/2012

It was really interesting and very good. Thank you very much!
Lanne

Daniel's food coaching was very informative, his approach is flexible and offer's support for all types of people whether to maintain weight, cure or energize which was refreshing. It was great to see how easy it can be to make a super yummy meal yet nutritious. He improvises which makes the whole experience of cooking more real and achievable by all. Fantastic training. Waad. Dubai 22/10/12

Daniel, muchas gracias por compartir tus conocimientos con nosotros. Me encanta tu forma de ensiñar y tu "paciencia" con nosotros. Ojalá puedas volver a Dubai y hacer una parte 2 del curso.
Claudio

Querido Daniel,
Muuuuuuuchissimas gracias por teus valiosos conocimientos!! Aqui es estaremos para una segunda parte.
um bezo, Veronica

Daniel,
Mil gracias por la cena tan deliciosa, y el postre estava fenomenal. Espero verte de nuevo.
un abrazo,
Doraliz

Daniel,
Ha sido un placer la mañana que compartimos!!! La alimentacion és un acto sagrado y vos ayudar a concientizarmos de eso!!! Muchissimo exiteo en Dubai y todo el mundo!!!
Marcela, Dubai 30/10/12

Querido Daniel,
Si logno cambiar mi alimentacion, como el ciclo de transformación, que a partir de Joaquin empecé... o lo abro a miles de possibilidades que sé que estais ali para descubrir.
Gracias, Belém


Quer mais dicas de como empreender no mundo da Alimentação Saudável? Seja nosso aluno no nosso Curso mais completo

Compartilhar:
Share

Quem organiza este Blog?

Daniel Francisco de Assis

Engenheiro Ambiental pela PUC-Rio Chef de Cozinha Viva Vegana Detox Coordenador do Projeto Comida Ecológica Presidente do Instituto Ecológico Autor do Livro Suco Vivo Estudante da Alimentação Viva a mais de 15 anos, já trabalhou nos mais renomados centros de Detox e SPAs da Europa. Já administrou programas detox na Espanha, Inglaterra, Bahamas, Emirados Árabes, EUA e em quase todos os estados do Brasil.


  • Eu tenho ja o conhecimento alimentos vivos………Mas eu ainda nao tenho a dissiplina devido na saber fazer como porxemplo…..Gostaria de saber fazer a germinacao de sementes……Gostaria muito de mudar de abtos

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    >

    O que mais pode ser feito além do isolamento social?

    100% gratuito