Carne ou Vegetais, qual é melhor para imunidade?
Vegetais tem muito mais anti-oxidantes do que os produtos de origem animal. Os produtos de origem animal tem vitamina E, D, B12 e ômega 3 que irão exercer de forma indireta uma ação protetora anti-inflamatória em nosso organismo, digo indiretamente porque ao mesmo tempo que carnes, ovos e leites são fontes de alguns anti-oxidantes, eles contém muitas outras substâncias nocivas. Porém no reino vegetal tem muito mais fito-quimícos com ação direta anti-oxidante e que são extremamente poderosos.
Estudos mostram que os produtos de origem animal e principalmente peixes, são bio acumuladores de metais pesados ;como mercúrio e outros metais, uma vez que os rios como os da bacia do Amazonas estão contaminados por resíduos de garimpo. Salmão de cativeiro são expostos a antibióticos para solucionar problemas de saúde por viverem em ambientes confinados e por outro lado a BBC escreveu um artigo amenizando todos estas questões impactantes dando a impressão de se tratar de um artigo patrocinado de tão perfeita que é esta maneira de se criar peixes. A grande questão esta na falta de fiscalização e uso irresponsável de produtos nocivos.
Seria tão lindo se isso fosse verdade:
O especialista da Embrapa acrescenta: "Todo produto de origem animal que entra no país passa por um rigoroso controle e fiscalização. Não é permitido entrar em território nacional nenhum produto importado que traga algum risco à saúde humana."
Fica a pergunta, como entra e sai toneladas de drogas sem controle da polícia federal? Fiscais são comprados, laudos são falsificados, isso é uma triste realidade. Consumir produtos de origem vegetal com uso e abuso de agroquímicos já é um problema, o pior é que animais são bioacumuladores de toxinas. Sendo assim, comer vegetais ainda é mais seguro do que comer produtos de origem animal.
Claro que existem excessões e cabe a você buscar selecionar de quem compra, onde compra. Não estamos condenandos ao consumo de origem animal pelos fatores nutricionais, porém em épocas onde o foco é fortalecer sua dieta, evitar contaminações seria o ideal.
Não vamos abordar questões éticas que envolvem a produção comercial de animais.
Um cuidado super importante em uma dieta completamente vegetariana, seria o baixo consumo de aminoácidos, sendo assim, é de extrema importância o consumo de suplementação protéica ou um acompanhamento nutricional individualizado, uma vez que uma dieta pouco protéica não é favorável para um sistema imunológico forte.
A ciência hoje é passível de publicações parciais, artigos que apenas olham alguns pontos da questão e assumem uma postura informativa seletiva, deixando a desejar no cumprimento do seu papel de avaliar as questões de uma forma mais profunda e ampla. Artigos como este, deixam quase que implícito que os peixes de cativeiro chegam a ser até melhores do que os peixes selvagens.
Porém vamos listar diversos artigos que deixam bem claro o risco do consumo de peixes, carnes e produtos de origem animal,;principalmente pela ausência de anti-oxidantes.
Olá, não encontrei a lista de artigos que fala dos riscos do consumo de carnes…
Olá, vamos postar em breve. obrigado pelo seu comentário.
Muito bom os artigos escritos aqui. Significa que saber se alimentar de maneira correta fortalece sobre maneira o sistema imunológico.