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Carne ou Vegetais, qual é melhor para imunidade?

3 comments

Vegetais tem muito mais anti-oxidantes do  que os produtos de origem animal. Os produtos de origem animal tem vitamina E, D, B12 e ômega 3 que irão exercer de forma indireta uma ação protetora anti-inflamatória em nosso organismo, digo indiretamente porque ao mesmo tempo que carnes, ovos e leites são fontes de alguns anti-oxidantes, eles contém muitas outras substâncias nocivas. Porém no reino vegetal tem muito mais fito-quimícos com ação direta anti-oxidante e que são extremamente poderosos.

Estudos mostram que os produtos de origem animal e principalmente peixes, são bio acumuladores de metais pesados ;como mercúrio e outros metais, uma vez que os rios como os da bacia do Amazonas estão contaminados por resíduos de garimpo. Salmão de cativeiro são expostos a antibióticos para solucionar problemas de saúde por viverem em ambientes confinados e por outro lado a   BBC escreveu um artigo amenizando todos estas questões impactantes dando a impressão de se tratar de um artigo patrocinado de tão perfeita que é esta maneira de se criar peixes. A grande questão esta na falta de fiscalização e  uso irresponsável de produtos nocivos. 

Seria tão lindo se isso fosse verdade:

O especialista da Embrapa acrescenta: "Todo produto de origem animal que entra no país passa por um rigoroso controle e fiscalização. Não é permitido entrar em território nacional nenhum produto importado que traga algum risco à saúde humana."

Fica a pergunta, como entra e sai toneladas de drogas sem controle da polícia federal? Fiscais são comprados, laudos são falsificados, isso é uma triste realidade. Consumir produtos de origem vegetal com uso e abuso de agroquímicos já é um problema, o pior é que animais são bioacumuladores de toxinas. Sendo assim, comer vegetais ainda é mais seguro  do que comer produtos de origem animal.

Claro que existem excessões e cabe a você buscar  selecionar de quem compra, onde compra. Não estamos condenandos ao consumo de origem animal pelos fatores nutricionais, porém em épocas onde o foco é fortalecer sua dieta, evitar contaminações seria o ideal.

Não vamos abordar questões éticas que envolvem a produção comercial de animais.

Um cuidado super importante em uma dieta completamente vegetariana, seria  o baixo consumo de aminoácidos, sendo assim, é de extrema importância o consumo de suplementação protéica ou um acompanhamento nutricional individualizado, uma vez que uma dieta pouco protéica não é favorável para um sistema imunológico forte.

A ciência hoje é passível de publicações parciais, artigos que apenas olham alguns pontos da questão e assumem uma postura informativa seletiva, deixando a desejar no cumprimento do seu papel de avaliar as questões de uma forma mais profunda e ampla. Artigos como este, deixam quase que implícito que os peixes de cativeiro chegam a  ser até melhores do  que os  peixes selvagens.

Porém vamos listar diversos artigos que deixam bem claro o risco do consumo de peixes, carnes e produtos de origem animal,;principalmente pela ausência de anti-oxidantes. 



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Quem organiza este Blog?

Daniel Francisco de Assis

Engenheiro Ambiental pela PUC-Rio Chef de Cozinha Viva Vegana Detox Coordenador do Projeto Comida Ecológica Presidente do Instituto Ecológico Autor do Livro Suco Vivo Estudante da Alimentação Viva a mais de 15 anos, já trabalhou nos mais renomados centros de Detox e SPAs da Europa. Já administrou programas detox na Espanha, Inglaterra, Bahamas, Emirados Árabes, EUA e em quase todos os estados do Brasil.


  • Olá, não encontrei a lista de artigos que fala dos riscos do consumo de carnes…

  • Olá, vamos postar em breve. obrigado pelo seu comentário.

  • Muito bom os artigos escritos aqui. Significa que saber se alimentar de maneira correta fortalece sobre maneira o sistema imunológico.

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